ATENÇÃO: Este site não é atualizado desde 2012 e não há previsões de retorno..

História

1701 - O povoado foi constituído pelo bandeirante Tomé Portes del-Rei na beira do Rio das Mortes, recebe o direito de cobrar a passagem do rio tornando-se o Guarda-mor das Canoas.

1702 - Antônio Garcia da Cunha, genro de Tomé Portes del-Rei, assume a liderança do arraial depois da morte do sogro.

1704 - Inicia-se a exploração de ouro ao longo do leito do Córrego de São Francisco de Assis e nas encostas da Serra ao norte, tendo como conseqüência a mudança para o Morro das  Mercês do Arraial de Nossa Senhora do Pilar para Arraial Novo do Rio das Mortes. Construção da primeira capela em honra a Nossa Senhora do Pilar.

1707 - Guerra dos Emboabas.

1709 - Capão da Traição.

1713 - Elevação do Arraial  Novo à categoria de vila, com o nome de São João del-Rei em homenagem a D. João V e a Tomé Portes del-Rei - um dos primeiros moradores não índios desta região.

1714 - Criação da comarca de São João del-Rei, para fins de fiscalização do ouro.

1719 - Construção da igreja primitiva de Nossa Senhora do Rosário.

1721 - Inicia-se o processo de construção da nova Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, deixando claro que o centro de atividade da comunidade tinha mudado de novo.

1734 - Benção da primeira igreja carmelita.

1749 - Construção da nova Câmara Municipal.

1759 - Uma nova e maior igreja carmelita (a atual) encontra-se em fase adiantada de construção.

1774 - Inicia-se a construção da Igreja de São Francisco de Assis - pertencente a Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

1776 - Fundação da primeira Orquestra de São João del-Rei, a Lira Sanjoanense, considerada uma das mais antigas das Américas em funcionamento, hoje a Orquestra mais antiga do mundo em termos de continuidade.

1831 - Visita do Imperador D. Pedro I a Sâo João del-Rei.

1833 - Devido a uma insurreição militar em Ouro Preto, São João del-Rei passa a ser, durante algumas semanas, capital da Província de Minas Gerais.

1838 - Elevação da vila à categoria de cidade.

1881 - Inauguração, pelo Imperador D. Pedro II, da linha ferroviária entre São João del-Rei e Antônio Carlos, criando assim uma ligação direta com o Rio de Janeiro e da Escola João dos Santos.

1893 - Inauguração do Teatro Municipal.

1900 - São João del-Rei recebe luz elétrica.

1913 - Construção do Pavilhão de Matosinhos, com exposição "permanente" (o prédio foi dinamitado em 1938) da Indústria São-joanense, para festejar os 200 anos da elevação de São João del-Rei a vila. Aparece pela primeira vez o automóvel nas ruas da cidade.

1924 - A estátua do Cristo Redentor é colocada no seu lugar.

1944 - O 11º Regimento de Infantaria (Regimento Tiradentes) entra em ação contra o exército alemão na Itália.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de São João del-Rei

 

Pesquisar no site